15 de setembro de 2019

O filtro dos sonhos feito por mim

O significado Filtro dos Sonhos é dado pelos indígenas nativos do continente norte-americano. Eles consideram o Filtro como um amuleto capaz de separar os sonhos bons dos sonhos ruins.

Os primeiros filtros de que se tem notícia surgiram na região dos Grandes Lagos, localizado no continente norte-americano. A primeira tribo que o criou foi supostamente a dos Ojibwa.
Os indígenas desta tribo tinham como tradição a ideia de que a sua missão enquanto vivos era decifrar os sonhos de si mesmo e das pessoas.
Os índios tinham em mente que os sonhos carregam consigo importantes mensagens acerca da criação, desenvolvimento e funcionamento da vida, por esta razão caberia aos vivos interpretá-los para viver sempre melhor consigo, com os demais e com toda a natureza.

O Filtro dos Sonhos é feito a partir de salgueiro-chorão o qual é revestido com couro entrançado de modo a ficar semelhante a uma teia de aranha, deixando aberto apenas a parte central através de um círculo.

Neste caso o aro è metálico e foi revestido com um cordão rudimentar, a teia, um pequeno napperon de crochê realizado pela minha mãe 

Feito a teia é colocada abaixo dela uma pena de ave, sendo que a maioria dos indígenas preferem a de coruja pois significa sabedoria, porém poderá ser de qualquer outra ave pois a ideia é simbolizar os principais elementos da vida: o ar e a consequente respiração.
Aqui, como já tinha referido no meu facebook aproveitei as penas das caturras que temos no quintal, penas essas que vão caindo naturalmente e não à força como referi na brincadeira.

Foi o primeiro e um lindo desafio, obrigada pela oportunidade que me deram de o realizar consoante a minha inspiração 😊, daí as missangas azuis à volta do centro do napperon, também representam o azul do ceú, o ar...o resto foi só combinar, as penas e muitas continhas de madeira nas pontas das fitas, dos cordões e da rendinha também....








Espero que tenham gostado!

Obrigada pelas vossas visitas e comentários! Um bom domingo para todos!!!
Bisous

3 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho realizado e do relato de como apareceu este objeto. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dora :-) fico contente por saber que aprecia as minhas postagens...Bjs

      Eliminar
  2. Très jolie ouvrage, j'aime le travail en commun avec ta maman

    ResponderEliminar